Intel e AMD travam corrida para lançar chip com 2 processadores
A Intel e a AMD estão em uma corrida para lançar o primeiro chip de computador com processador duplo, no que talvez venha a representar a maior mudança em termos de tecnologia de computadores pessoais em uma década.
Ambas as empresas têm algo a provar e esperam em questão de meses lançar produtos que, essencialmente, combinam dois processadores em um chip.
Para a Intel, o período de transição oferece a chance de superar um ano de equívocos e atrasos, com o lançamento do novo produto dentro do cronograma. Já para a AMD o dispositivo representa a melhor oportunidade em anos de conquistar mercado diante de sua grande rival, empresa de porte muito maior.
Tendo chegado perto do limite de ganhos de velocidade factíveis com os chips convencionais, Intel e AMD decidiram combinar dois chips em uma única peça de silício.
O resultado é um chip com dois núcleos capazes de operar independentemente, um deles, por exemplo, processando a recepção de um programa de televisão, enquanto o outro realiza uma varredura contra vírus.
Para algumas aplicações —como o processamento multimídia, visto como caminho essencial para o crescimento da indústria de PCs— o processador de duplo núcleo oferece avanços importantes. "De acordo com alguns testes, o desempenho é superior a tudo que já tínhamos visto", disse o analista Martin Reynolds, do Gartner.
Na segunda-feira, a Intel atraiu atenção na indústria da computação ao permitir que analistas independentes publicassem resultados de testes de desempenho com seu primeiro chip de duplo núcleo para computadores, chamado Extreme Edition. As análises foram em geral positivas, embora algumas delas destacassem a elevada produção de calor do novo modelo.
O Pentium de duplo núcleo, da Intel, não deve ser lançado antes de junho.
A AMD pretende lançar seus chips de núcleo duplo "até a metade do ano", mas indicou recentemente que eles talvez cheguem mais cedo que isso ao mercado. A empresa informou à mídia sobre um anúncio importante durante evento em Nova York no próximo dia 21, celebrando o segundo aniversário de seu chip Opteron, para servidores. O Pentium D e o Pentium Extreme Edition da Intel serão usados em desktops, enquanto o Opteron duplo da AMD será destinado a servidores. Depois, em 2006, as duas fabricantes esperam levar suas linhas de processadores de duplo núcleo a outros produtos como celulares.
0 Response to "Intel e AMD travam corrida para lançar chip com 2 processadores"
Postar um comentário