Microsoft revelará Windows reduzido para o Brasil
A Microsoft deve enviar ao governo na sexta-feira proposta de uso no projeto "PC Conectado" de uma versão reduzida do sistema operacional Windows. Representantes da empresa e do governo assistiram à demonstração de uma versão do Windows Starter Edition, sistema operacional voltado para usuários de países em desenvolvimento. A iniciativa da gigante do software é uma tentativa de garantir espaço no programa de venda facilitada de 1 milhão de computadores para a população de baixa renda.
"Eu pedi para eles botarem no papel todas as características técnicas do sistema e eles concordaram em apresentar na sexta-feira", disse o coordenador do PC Conectado, o secretário da Presidência da República, Cézar Alvarez.
O Windows Starter Edition é compatível com computadores com até 256 Mb de memória e com processadores de baixo custo como Intel Celeron e AMD Duron, informou a assessoria de imprensa da Microsoft, confirmando a demonstração do produto ao governo.
A empresa enfrenta resistência de instâncias do governo, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão vinculado à Casa Civil, que dá preferência a softwares livres em programas de inclusão digital.
"Nossa decisão, enquanto ITI, é a favor do software livre. Acho que estamos próximos de uma decisão favorável (da Presidência)", disse o diretor-presidente do ITI, Sérgio Amadeu. Segundo Alvarez, "tem um enorme peso a manifestação do ITI sobre isso, mas o grupo ainda não concluiu sua avaliação de forma definitiva".
A expectativa do governo é que o PC Conectado seja lançado oficialmente em meados deste mês. A equipe coordenadora ainda avalia formas de financiamento dos computadores ao consumidor e a isenção de impostos a fabricantes que utilizem nível elevado de componentes nacionais.
0 Response to "Microsoft revelará Windows reduzido para o Brasil"
Postar um comentário